domingo, 15 de setembro de 2013

Não disse! Aprovação de Dilma volta a subir nas pesquisas

Dei uma entrevista ao Blog Ananindeuadebates (veja aqui), avaliando as manifestações que aconteceram no Brasil no 1ª semestre, e disse que muitos daqueles que estavam nas manifestações iriam votar na Dilma, está aí às pesquisas. Setores do PSDB, da direita e do esquerdismo apostaram na queda do Governo Dilma, avaliaram que os manifestantes eram contra o governo, não eram, questionavam e brigavam por avanços socias e o combate a corrupção:
 
A população está aprovando cada vez mais o governo e a presidenta Dilma. Subiu para o 38,1% a percentual de brasileiros e brasileiras que aprovam o governo, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). No último levantamento, em julho, o governo teve avaliação positiva de 31,3%, o que mostra um aumento de 6,8 pontos percentuais.
De acordo com a pesquisa, Dilma venceria tanto o primeiro turno quanto um possível segundo turno – com 36,4% e 40,7% das intenções de voto, respectivamente. O desempenho pessoal da presidenta foi avaliado como positivo por 58% dos entrevistados. O dado mostra aumento da aprovação de Dilma, que tinha avaliação pessoal em 49,3% na última pesquisa.
No total, 40,5% das pessoas desaprovam a gestão de Dilma. Em julho, o percentual era 47,3%; em junho, 20,4%. Nesta edição, foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 135 municípios de 21 estados, entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro.
Eleições
Dilma tem 16% da intenção espontânea de voto, no caso de uma possível candidatura para as eleições presidenciais de 2014. Na pesquisa anterior da CNT, em julho, Dilma tinha 14,8% das intenções de voto – 1,2 pontos percentuais a menos, no caso de uma possível candidatura, quando não são apresentadas opções de candidatos.
Em segundo lugar, os entrevistados espontaneamente citam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (9,7%), Marina Silva (5,8%), Aécio Neves (4,7%), Eduardo Campos (1,6%), José Serra (1%), Geraldo Alckmin (0,5%) e Joaquim Barbosa (0,5%).
Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes de possíveis candidatos para primeiro turno, a presidenta Dilma tem 36,4% da intenção de voto. Na última pesquisa, o percentual era 33,4%. Em junho, a intenção chegava a 52,8%. Nesse cenário, Marina Silva tem 22,4% da intenção de voto, Aécio Neves, 15,2%, e Eduardo Campos, 5,2%. Em um possível segundo turno, a presidenta Dilma tem 40,7% das intenções de voto, contra Marina Silva, com 31,9%.
Mais médicos
A maioria da população brasileira é favorável à contratação de médicos estrangeiros por meio do Programa Mais Médicos. Pesquisa divulgada hoje (10) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) revela que 73,9% dos entrevistados apoiam o programa.
Os dados revelam que 49,6% dos entrevistados acreditam que o programa solucionará problemas graves relacionados à saúde no país. Para 34,7% dos entrevistados, o serviço vai melhorar nos próximos seis meses. A pesquisa da CNT aponta que os índices de aprovação do Programa Mais Médicos contribuíram para a recuperação da popularidade da presidenta Dilma Rousseff e do governo que, em julho, tiveram índices mais baixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário