AE - Agência Estado
Ainda raridade nas redes públicas, o número de escolas
de tempo integral tem crescido após o Plano Nacional de Educação - em
trâmite no Congresso - prever que, até 2020, metade das escolas amplie a
jornada escolar diária para o mínimo de sete horas. Mas, em muitos
casos, o aumento da carga horária é o único ponto que une essas
experiências dispersas pelo Brasil. O currículo, a divisão do horário e
até o espaço onde as atividades são realizadas variam muito de município
para município e até de escola para escola.
É o que mostra a publicação apresentada na terça-feira (02) pela
Fundação Itaú Social, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)
e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação
Comunitária (Cenpec). Em destaque, 20 experiências que podem ser
referência tanto na organização do tempo e do espaço como na formação
dos profissionais e no monitoramento e avaliação do programa.
Achados
Em Piraí (RJ), os alunos do 5.º ao 9.º ano do fundamental passaram a
ter aulas de duas horas antes e depois do intervalo, o que permitiu
outro ritmo de aprendizagem, com mais tempo para a mesma disciplina.
Em Betim (MG), o destaque é o trabalho integrado de 12 secretarias
municipais. A de Planejamento, por exemplo, computa em seu orçamento
gastos com locação de espaços para atividades externas dos alunos. A de
Esportes contemplava em seu quadro os profissionais para atuar em
oficinas nas escolas ou centros conveniados.
Em Santos, o destaque é o trabalho de monitoramento e avaliação do
programa de educação integral. No município do litoral paulista, a
avaliação é feita três vezes ao ano por elas próprias, pelos professores
e monitores.
"As avaliações mostram que os que mais se beneficiam da educação
integral são os de piores condições socioeconômicas. Logo, ela é
fundamental para a equidade. E, a equidade, com a garantia de que todos
estão aprendendo, é condição para o desenvolvimento do País", resume
Isabel Santana, gerente de Educação e Avaliação da Fundação Itaú Social.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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