O ministro do Trabalho e Emprego,
Manoel Dias, abriu na manhã de quinta-feira (23), a 1ª reunião
ordinária do Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional (FNAP), que
ocorreu na auditório do MTE, em Brasília.
O encontro tem por objetivo aprovar o Plano Nacional de Aprendizagem Profissional (PNAP), documento que vai servir de diretriz à política nacional de aprendizagem no biênio 2012/2013.
O ministro destacou o papel da Aprendizagem Profissional para o desenvolvimento do país, “de forma igualitária e justa”, ressaltando a importância da aprendizagem como alternativa para os jovens em situação de vulnerabilidade social.
“Considero esse programa (PNAP) como um dos mais importante que o Governo vem desenvolvendo atualmente. Essa juventude que aí está não terá outra alternativa para sair da situação de exclusão social a não ser por intermédio da qualificação profissional”, afirmou.
Manoel Dias ressaltou a “retomada” do papel do MTE no tocante à aprendizagem profissional, afirmando que não medirá esforços para fazer do PNAP uma ação prioritária, uma vez que considera o Plano de “fundamental importância” para a criação de oportunidades para as novas gerações:
“O Brasil só será um país justo na medida em que criarmos oportunidades para que as gerações excluídas possam sentir que podem participar desse progresso, auxiliando na transformação do país em uma grande potência”, avaliou o ministro.
FNAP – O Fórum Nacional é composto por representantes dos ministérios do Trabalho e Emprego e da Educação, Ministério Público do Trabalho e Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), além de representantes da sociedade civil organizada (Sistema S, Sindicatos e organizações não governamentais em geral).
Entre suas ações destacam-se a regulamentação da aprendizagem no âmbito da Administração Direta; intermediação de mão-de-obra; atualização permanente da divulgação dos dados da RAIS e CAGED para monitoramento do crescimento das contratações e articulações no âmbito do próprio MTE e no âmbito do Governo Federal; o apoio ao Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO/MTE), na inclusão de grupos em situação de vulnerabilidade social (pessoas com deficiência e etc.), e apoio às pequenas empresas e na expansão e interiorização da Aprendizagem Profissional.
O encontro tem por objetivo aprovar o Plano Nacional de Aprendizagem Profissional (PNAP), documento que vai servir de diretriz à política nacional de aprendizagem no biênio 2012/2013.
O ministro destacou o papel da Aprendizagem Profissional para o desenvolvimento do país, “de forma igualitária e justa”, ressaltando a importância da aprendizagem como alternativa para os jovens em situação de vulnerabilidade social.
“Considero esse programa (PNAP) como um dos mais importante que o Governo vem desenvolvendo atualmente. Essa juventude que aí está não terá outra alternativa para sair da situação de exclusão social a não ser por intermédio da qualificação profissional”, afirmou.
Manoel Dias ressaltou a “retomada” do papel do MTE no tocante à aprendizagem profissional, afirmando que não medirá esforços para fazer do PNAP uma ação prioritária, uma vez que considera o Plano de “fundamental importância” para a criação de oportunidades para as novas gerações:
“O Brasil só será um país justo na medida em que criarmos oportunidades para que as gerações excluídas possam sentir que podem participar desse progresso, auxiliando na transformação do país em uma grande potência”, avaliou o ministro.
FNAP – O Fórum Nacional é composto por representantes dos ministérios do Trabalho e Emprego e da Educação, Ministério Público do Trabalho e Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), além de representantes da sociedade civil organizada (Sistema S, Sindicatos e organizações não governamentais em geral).
Entre suas ações destacam-se a regulamentação da aprendizagem no âmbito da Administração Direta; intermediação de mão-de-obra; atualização permanente da divulgação dos dados da RAIS e CAGED para monitoramento do crescimento das contratações e articulações no âmbito do próprio MTE e no âmbito do Governo Federal; o apoio ao Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO/MTE), na inclusão de grupos em situação de vulnerabilidade social (pessoas com deficiência e etc.), e apoio às pequenas empresas e na expansão e interiorização da Aprendizagem Profissional.
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