terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Dilma termina o ano com níveis muito elevados de aprovação popular.

A última pesquisa do Ibope, realizada para a CNI, trouxe uma boa notícia para a presidente Dilma. Inversamente, as oposições receberam uma de que não gostaram.

A presidente tem duas coisas que comemorar. De um lado, o que a pesquisa mostrou. De outro, o que ela não apontou.
Dilma termina o ano com níveis muito elevados de aprovação popular. Seu governo é considerado “ótimo” ou “bom” por 56%, “reg...ular” por 32% e “ruim”ou “péssimo” por apenas 9% dos entrevistados pelo instituto em dezembro. A avaliação positiva é, portanto, seis vezes maior que a negativa.
Seu desempenho pessoal tem a aprovação de 72%, proporção quase idêntica à daqueles que dizem confiar nela.

A pesquisa indica que ela atingiu esse nível de aprovação apesar de ter passado por vários episódios potencialmente desgastantes e de uma conjuntura econômica considerada preocupante por dez entre dez especialistas.
Depois de uma breve lua de mel, em que tanto a oposição partidária, quanto a imprensa assumidamente partidarizada deram à presidente uma trégua - elogiando-a por ser “diferente de Lula” -, Dilma e o governo atravessaram o segundo semestre sob bombardeio ininterrupto.
Denúncias contra ministros e auxiliares, demissões em série na Esplanada, expectativas - às vezes confirmadas, outra não - de revelações sempre negativas na imprensa especializada, foram constantes a partir da saída de Antonio Palocci da chefia da Casa Civil (e nada indica que a fome por cabeças ministeriais tenha sido saciada).
Aproveitando o clima de “escândalos pipocando de todos os lados” e o ambiente internacional de protestos civis disseminados - do mundo árabe aos Estados Unidos, da América Latina à Ásia -, as oposições fizeram o possível para criar nossos “indignados”, convocando manifestações anticorrupção nas principais cidades

Além disso uma onda de denuncismos por parte das oposições levaram a queda de vários ministros, mas nem isso produziu grandes consequências para a imagem da presedenta, os “indignados” ficaram em casa (trocando furiosamente mensagens pela internet), Ela continua a contar com a aprovação largamente majoritária da opinião pública.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário