Ananindeuadebates - Você é líder comunitário no Curuçambá , conte um pouco da sua trajetória?
Joclau - Iniciei no movimento estudantil, depois migrei para o sindical e hoje atuo mais na área social. No momento atuamos nas ONGs Jeová Nissi (que oferece gratuitamente preparação para vestibular e concursos públicos) e na Vale de Jaboc
( Centro de Recuperação de Dependentes Químicos), também sou membro da Assembléia de Deus no Campo do Maguari, cujo o Presidente é o estimado Pastor Riter Marques de Souza . Nos Correios sou Supervisor de Operações, e fui convidado recentemente pelo nosso Diretor Paulo Sales para assumir a gerência do Centro de Distribuição Domiciliar da Cidade Nova.
AD - Existe um grande descrédito na classe política atualmente. Você como militante político que já disputou cargo legislativo, acha que o povo deve continuar acreditando nos políticos?
Joclau - Com toda certeza. Em minha opinião, o mal político surge pela falta de participação política. Quando não temos acesso a informação e a educação, por exemplo, votamos sem critério e criamos as condições favoráveis aos aventureiros, aos aproveitadores , aqueles que fazem uso do poder econômico ou tráfico de influência, entre outras armas, para se elegerem. Mas sou otimista, acredito na democracia, nas instituições políticas e na participação política efetiva do povo, cobrando e fiscalizando a atuação dos seus parlamentares. Acredito também no Ministério Público para coibir e punir a corrupção no meio político.
AD - Você é evangélico, como você avalia a participação dos evangélicos na política?
Joclau - Ser evangélico e ser político é um desafio. Muitos irmãos são contra a política, acham que evangélicos não deveriam se envolver nela. Minha luta tem sido convencer a participação política efetiva, que vai além de votar no candidato que o Pastor indica... isso ficou obsoleto...acredito que estamos avançando. Exemplo disso foi à participação evangélica na eleição da presidente Dilma.
AD - Você foi militante do PT por muitos anos e saiu recentemente. Por quê? Vc está filiado em outro partido, qual?.
Joclau - Saí do PT porque resolvi remodelar minha atuação política. Sou evangélico e precisava ter uma atuação voltada para as posições do povo de Deus. Estava me sentindo um ''peixe fora d’água'' no PT de Ananindeua, que não vinha debatendo a questão dos evangélicos. Mas devo toda a minha experiência política ao PT, nele aprendi muita coisa, ainda acredito que o PT é o melhor projeto político do Brasil. Mas como evangélico, não me enquadro ao perfil do militante petista. Mas saí do PT de cabeça erguida, pela porta da frente e sem mágoa de ninguém, na certeza de que dei o melhor de mim, fui um militante dedicado e disciplinado de ação dinâmica e apaixonada, foram mais de vinte anos de militância, vitórias e derrotas moldaram minha vida política, no PT aprendi a ser grande, deixei no PT valorosos amigos.
Atualmente estou filiado ao PDT, onde fui muito bem recebido e estou me sentindo em casa.